O mundo é grande, mas você evita pensar

 

 

 

A maior parte do tempo estamos em nossas tarefas automáticas. O que acontece? Normalmente vivemos a maior parte do tempo repetindo ações já vividas, há pouco renovo.

 

 

O cérebro tem uma meta clara de resolver problemas que apareçam.

 

 

Outra meta é economizar energia. O cérebro corresponde a uns 2% de nossa massa corporal e a 20% do gasto energético. Os outros 98% do corpo gastam 80% da energia restante. Assim, o cérebro gasta mais que 12X a energia que o resto do corpo gasta. Para ser específico: 12,25X na situação apresentada, mas isso obviamente oscila de pessoa para pessoa.

 

 

Automatizar o funcionamento do corpo e da circuitaria cerebral é uma boa forma de economizar energia.

 

 

O cérebro é orientado por um princípio de escassez e economia para se manter vivo. O resultado é que sua experiência de vida acaba sendo mais escassa e limitada quando você é uma pessoa dominada pelo seu cérebro.

 

 

Várias pessoas se identificam com a ideia de que o “verdadeiro eu” faz morada no cérebro. Mas você não é seu cérebro, melhor dizendo: você não é somente seu cérebro.

 

 

O cérebro é uma órgão do corpo desempenhando a função prevista para ele, que é gerenciar centralmente o restante do corpo, nas partes que lhe cabem.

 

 

Se você entregar sua vida para ficar completamente debaixo do governo do cérebro (racionalmente e emocionalmente), você estará alienando sua liberdade ao um órgão otimizador de energia. Resultado: uma vida limitada e semelhante a todos os outros dias que já passaram.

 

 

 

Um novo governo

 

 

Em nós habita uma alma, que não é especificamente o nosso cérebro. A alma movimenta a vida e está dentro, por cima e através de nós mesmos.

 

 

A alma governa seguindo vontades (que é diferente de meros desejos), sabedoria (que é diferente de mero conhecimento) e propósito (que é diferente de meras tarefas).

 

 

O cérebro é parte do corpo. A alma deve dominar seu corpo, em todos os aspectos. O corpo é seu meio de vida aqui na Terra.

 

 

Há um mundo grande e desconhecido, cheio de maravilhas e experiências das quais ainda não vivemos.

 

 

Uma forma de acessar o mundo ainda desconhecido é fazendo coisas que ainda não participam de nossa vida.

 

 

O cérebro rejeita uma boa parte das novidades, pois novidade é prenúncio de gasto de energia e exposição a riscos.

 

 

Estudando, você sabe o quanto cansa pensar. O cérebro é especialista em análise e encontro de soluções. Isso demanda bastante energia.

 

 

Quem permite ser dominado pela atuação do cérebro acima de sua alma, vai invariavelmente acabar vivendo o mais do mesmo na maior parte do tempo.

 

 

Assuma o comando de sua vida. Este foi um chamado para sua alma.

 

 

Reforço sensorial para seus planos

 

 

Você pensa mil coisas, sonha mil coisas, deseja sem limites.

 

 

Por que sua vida é tão diferente de tudo que você imagina?

 

 

Em cérebros pouco treinados, os pensamentos se dissipam sem força. São apenas pensamentos.

 

 

Se você deseja reforçar suas ideias, dar mais substância para elas, você pode usar recursos sensoriais para retroalimentar seu cérebro com a mesma ideia, através de formas diferentes.

 

 

Uma das formas é visualizar. Esta visualização se dá através dos olhos. A área cerebral que você usa para imaginar é diferente da área cerebral que você usa para reconhecer imagem. Se você escreve ou desenha sua ideia, você terá 2 acionamentos cerebrais: imaginação (imagem na mente) e visualização (imagem nos olhos). Acionamento reforçado.

 

 

Outra forma que você pode reforçar é recursos como vocalização e escuta. Quando você fala sua ideia, você vocalizou e ativou outra área cerebral, ou seja: mais reforço. Quando você vocaliza, você também escuta a si próprio, ativando áreas cerebrais do reconhecimento de sons. Ou seja mais reforço.

 

 

Você imaginou, escreveu, leu, vocalizou e escutou. Com isso você recebeu diversas ativações cerebrais para reforçar a existência da sua ideia. Agora ela tem muito mais poder do que quando ela era apenas imaginada.

 

 

As ideias que você tem durante o dia influenciam bastante a vida que você leva.

 

 

Uma técnica de construir uma vida diferente é criar novas ideias e fazer elas ressoarem com frequência e intensidade a ponto de começar a alterar suas ações diárias.

 

 

Uma ideia reforçada é mais poderosa dentro dos seus planos.

 

 

 

O Megazord que você ignora

 

 

 

Monstros podem chegar a tamanhos imensos, você sabe. E a impiedade deles você conhece. Esses seus problemas ameaçam te afetar e te destruir. Um força aí dentro precisa atuar e extirpar esse males.

 

 

 

Sua infância inteira você viu alguns heróis e super-heróis. Todos venciam o mal. Alguns, chapoliônicos, não eram tão fortes, mas engraçadamente venciam. Outros tinham tanta força que traçavam sua própria energia violentamente nos músculos sob a pele e em suas auras, como um Goku.

 

 

 

Essa pequena viagem mental à sua infância é somente para você capturar a energia de seus heróis, há força! E essa energia era de alguma forma proporcional ao inimigos que eles enfrentavam.

 

 

 

Desconheço 1 pessoa que não tenha suas próprias batalhas a vencer. Daí te pergunto: como está sua energia para vencer nos próximos dias?

 

 

 

Há maneiras de fortificar seus poderes; você pode mais, apenas está subtraído.

 

 

 

Há uma série de coisas subtraindo você agora como: maus hábitos que você se permite automaticamente repetir, más companhias que te arrasam, fantasmas persistentes do seu passado, assombrações obscuras do seu futuro, alimentação muito permissiva, falta de treinar seus movimentos corporais, o descanso que você não se permite, dentre outras coisas.

 

 

 

Vamos falar somente de uma agora: o descuido com seu corpo.

 

 

 

Os animais recebem esse nome devido sua “ânima”, palavra em latim para alma.

 

 

 

Há algo que difere entre um corpo vivo e o mesmo corpo sem vida. Há algo ali que anima e movimenta o corpo. A vida é um movimento, este é um sinal claro. Até as plantas se movimentam, repare um timelapse de crescimento. A vida está no movimento.

 

 

 

 

 

Então perceba que a alma é um elemento desse sistema que compõe quem você é. E alma não é espírito, hein? Deixo o ressalto.

 

 

 

Dito isso, sigamos.

 

 

 

Sistema é um conjunto de elementos que se relacionam entre si para desempenhar uma função.

 

 

 

Um outro elemento seu é seu corpo. Parece muito um Megazord, aquele grande robô em que os Power Ragers entravam para batalhar. Para quem é mais cult, lembre dos EVAs e cada piloto do anime Neo Genesis Evangelion.

 

 

 

Seu corpo está abrigando sua alma. A alma pode pilotar seu corpo.

 

 

 

Tudo que você realiza na Terra é feito através do seu corpo.

 

 

 

Imagine o cenário no qual você pilota um corpo enfraquecido. Tudo que você não usar lhe será tirado. Sua força está subtraída por que você não a usa. Um orçamento não usado por um setor, sempre é reduzido no próximo período. Um músculo não exercitado é reduz-se ao mínimo. Se você não usar ou não treinar o uso de sua energia, você não irá encontrar toda essa energia quando abruptamente for buscá-la.

 

 

 

Não ignore a importância de ter um corpo forte, resistente e treinado. Se sua alma desejar construir grandes coisas, seu corpo será exigido, pois tudo que você realiza é feito através do seu corpo, ele é seu Megazord, seu EVA. Um instrumento de ação.

 

 

 

 

Como fortalecer o corpo

 

 

 

Todos já sabem e não vivem: melhorar alimentação, fazer exercícios físicos, dormir bem.

 

 

 

Você pode começar rápido e simples, sem dificultar o caminho para seu fortalecimento:

  • Parar ou reduzir os alimentos industrializados;
  • Separar poucos minutos para treinos rápidos em casa mesmo;
  • Ter hora de dormir (hora para dormir, sim).

 

 

 

Decisões simples assim estão te afastando de viver o melhor.

 

 

 

Diante de tudo que você enfrenta, como seu corpo podia ser mais forte se está desnutrido, flácido e cansado?

 

 

 

Coloque-se na trilha do fortalecimento e comece de maneira simples o suficiente para ser constante ao longo dos dias. Você conhece suas capacidades atuais, comece simples para não desistir. Não faça grandes esforços iniciais, há grandes chances de você desistir em breve se começar assim.

 

 

 

Comece com promessas que você pode cumprir sempre. E não ceda a impulso de aumentar logo o investimento.  Há grandes chances de você desistir em breve se galopar o crescimento assim.

 

 

 

Comece pequeno e vá crescendo aos poucos, o mais importante é agir dentro de uma promessa possível. É melhor ser constante com menos esforço do que ter grandes esforços com data prevista para desistência.

 

 

 

O que você já pode começar hoje dentro de alimentação exercício e descanso para fortalecer seu corpo hoje? Invista na promessa possível.

 

 

 

Planejamento do incapaz

 

 

Feliz e completamente satisfeito? Esse texto não foi feito para você, agradeço a visita hoje.

 

 

 

 

Agora que o pessoal já saiu… para você que permaneceu, vou te contar algo.

 

 

Te falta acreditar e cumprir algo que provavelmente você nem tem. Seu planejamento. Tem muitas coisas que você não entende sobre si, é bem comum

estar em um rumo vacilante nestas condições.

 

 

Existem um primeiro grupo de pessoas que planejam e cumprem (primeiro grupo).

 

 

Você tem vontades e até uma noção de como agiria perante suas oportunidades.

 

 

Quem tem um planejamento realmente pertence ao grupo das raridades.

 

 

Existe a raridade de quem sabe exatamente como planejar, mas é vagaroso a ponto de estar quase parado na vida (segundo grupo).

 

 

Esses são da raridade! O comum é não ter o planejamento e ainda por cima estar quase parado na vida (terceiro grupo).

 

 

E para completar, existe o quarto grupo de pessoas: os que nem planejam, mas cumprem. Os dispostos atraem. Tem ‘gente que nem sabe planejar’ se realizando muito mais que você.

 

 

 

Quadrantes de plano e efetivação
Quadrantes de plano e efetivação

 

 

O melhor cenário é planejar e estar disposto (primeiro grupo).

 

 

Vou te contar um fato: o planejamento é só um DESENHO, muitas vezes um RABISCO, ainda que esteja muito bem construído e impresso em uma parede.

Sabe por quê?

 

 

Porque se você tiver o brio daqui pra frente de por isso em prática, você vai ver que suas reais possibilidades estão fora da sua visão atual. Brio. A aplicação desbloqueia o novo. E o seu ‘novo’ desbloqueia novos ‘novos’, novos horizontes.

 

 

A cabeça que você tem hoje nem sonha com o que há de vir. A cabeça costuma ser limitada.

 

 

A maioria das coisas que você sonha são baseadas no seu entendimento sobre o que você é capaz e sobre o que você merece.

 

 

Volta e meia você delira com uns prêmios loucos e bens que todo mundo quer, uns carrões, casa grande, viagens. Digo delira porque se você não acordar, vai ficar no delírio mesmo, você corre um sério risco de não viver seu atual sonho grande.

 

 

E como é esse sonho? Sonho grande a gente vive acordado e de olho aberto. Você vai saber quando estiver lá, perante seus olhos. No sonho grande, seus olhos estão abertos. Às vezes até com lágrimas, de felicidade, mas os olhos estão abertos.

 

 

Todo planejamento que você fez deve ter sido em cima do que você achava ser capaz. Uma faculdade, uma moradia em tal lugar, aquela experiência memorável, daora.

 

 

Mas hoje quero te convidar a alucinar em um trem que você não vê: você vai escrever planos sobre o que você ainda não é capaz. O planejamento do incapaz.

 

 

Vai! Mostra que você estava falando sério quando delirou todos seus sonhos, cadê essa fibra que está aí dentro?

Escreva agora mesmo 2 coisas que você ainda não é capaz atualmente. Pare de ler, arrume um jeito de escrever isso agora, ou vai ser difícil de viver. Escreve! Coloque aí 2 vontades grandes. Pode ser habilidade nova, evento, relacionamento, realização, conquista, bem material ou descoberta. São 2 vontades.

 

 

 

O benefício de escrever

 

 

Escrevendo seu futuro, você acessa cada um desses alvos reforçados em 2 vias, a imaginação e a visualização.

 

 

O primeiro ato é ver mentalmente no mundo da ideias, imaginação.

 

 

O segundo ato é ver mesmo com os olhos, visualizar. É plantar uma semente no mundo real: repare que já existe, é material, é semente e você vê, até consegue pegar. É semente.

 

 

 

O próximo passo

 

 

Agora você pode até pegar. Então, pegue essas 2 sementes e proporcione o terreno fértil que elas ainda não têm, cuide e dê atenção a elas. Proporcione o

crescimento.

 

 

O crescimento é natural. Tudo que recebe sua atenção cresce, seja algo bom ou algo ruim, cresce.

 

 

Dê atenção a suas sementes escolhidas.

 

 

A incapacidade que existia até ontem dará lugar à capacidade que começa a suavemente a brotar neste ato de realmente escrever.