O mundo é grande, mas você evita pensar

 

 

 

A maior parte do tempo estamos em nossas tarefas automáticas. O que acontece? Normalmente vivemos a maior parte do tempo repetindo ações já vividas, há pouco renovo.

 

 

O cérebro tem uma meta clara de resolver problemas que apareçam.

 

 

Outra meta é economizar energia. O cérebro corresponde a uns 2% de nossa massa corporal e a 20% do gasto energético. Os outros 98% do corpo gastam 80% da energia restante. Assim, o cérebro gasta mais que 12X a energia que o resto do corpo gasta. Para ser específico: 12,25X na situação apresentada, mas isso obviamente oscila de pessoa para pessoa.

 

 

Automatizar o funcionamento do corpo e da circuitaria cerebral é uma boa forma de economizar energia.

 

 

O cérebro é orientado por um princípio de escassez e economia para se manter vivo. O resultado é que sua experiência de vida acaba sendo mais escassa e limitada quando você é uma pessoa dominada pelo seu cérebro.

 

 

Várias pessoas se identificam com a ideia de que o “verdadeiro eu” faz morada no cérebro. Mas você não é seu cérebro, melhor dizendo: você não é somente seu cérebro.

 

 

O cérebro é uma órgão do corpo desempenhando a função prevista para ele, que é gerenciar centralmente o restante do corpo, nas partes que lhe cabem.

 

 

Se você entregar sua vida para ficar completamente debaixo do governo do cérebro (racionalmente e emocionalmente), você estará alienando sua liberdade ao um órgão otimizador de energia. Resultado: uma vida limitada e semelhante a todos os outros dias que já passaram.

 

 

 

Um novo governo

 

 

Em nós habita uma alma, que não é especificamente o nosso cérebro. A alma movimenta a vida e está dentro, por cima e através de nós mesmos.

 

 

A alma governa seguindo vontades (que é diferente de meros desejos), sabedoria (que é diferente de mero conhecimento) e propósito (que é diferente de meras tarefas).

 

 

O cérebro é parte do corpo. A alma deve dominar seu corpo, em todos os aspectos. O corpo é seu meio de vida aqui na Terra.

 

 

Há um mundo grande e desconhecido, cheio de maravilhas e experiências das quais ainda não vivemos.

 

 

Uma forma de acessar o mundo ainda desconhecido é fazendo coisas que ainda não participam de nossa vida.

 

 

O cérebro rejeita uma boa parte das novidades, pois novidade é prenúncio de gasto de energia e exposição a riscos.

 

 

Estudando, você sabe o quanto cansa pensar. O cérebro é especialista em análise e encontro de soluções. Isso demanda bastante energia.

 

 

Quem permite ser dominado pela atuação do cérebro acima de sua alma, vai invariavelmente acabar vivendo o mais do mesmo na maior parte do tempo.

 

 

Assuma o comando de sua vida. Este foi um chamado para sua alma.